“No Festival Itinerante de Leitura, todas as linguagens artísticas são exaltadas, por isso temos livros, lidos, cantados, ilustrados diante do público e até livros dançados. Um dos pontos altos é a performance de ilustrações nos Concertos Literários e Rodas de leituras, histórias e cantigas. Enquanto os escritores leem seus livros ou falam de suas histórias, vários ilustradores, ao mesmo tempo, no palco ilustram com diferentes olhares e técnicas aquela mesma história."
“Nesta edição, por conta da Pandemia do Corona Vírus, os encontros formativos destinados a profissionais de saúde, educação, assistentes sociais, cuidadores de idosos e famílias, aconteceram remotamente ainda em 2020 e puderam agregar mais pessoas de outros estados e até de outros países. A ideia das formações é capacitar mediadores de leitura, partilhar técnicas, repertório e acervo para a realização das leituras afetivas. O programa de formação também é um espaço de reflexão, trocas e busca de ferramentas para estimular a criatividade artística desde a primeira infância até a terceira idade e nos mais diversos espaços, como asilos, hospitais e sistema prisional.”
“Onde a literatura, as narrativas orais, as artes plásticas, a dança e a música se encontram para despertar a alegria de ler em qualquer idade.
Escritores, ilustradores, músicos e artistas das mais distintas linguagens se juntam para celebrar todas as possibilidades de leitura. Eles contam, cantam, ilustram e até dançam livros para mostrar que ler está muito além de juntar letra, texto e imagem nas páginas dos livros. No palco de um teatro, em formato de show, os artistas conversam com o público sobre os processos criativos, mostram como nascem os livros e partilham também as historias de cada história.
”
“Conduzidas pelo afeto e pela partilha, as intervenções literárias com idosos buscam acordar infâncias adormecidas e resgatar por meio das leituras, das histórias retalhos de memória que são costurados colaborativamente em uma colcha poética ou pendurados em varais de lembranças. As dinâmicas variadas, aplicadas em asilos, abrigos, associações comunitárias e hospitais estimulam a participação e a interatividade para desenvolver potencialidades, às vezes esquecidas e fortalecer a autonomia e a autoestima na terceira idade.”.
LEITURA E MEMÓRIA COM IDOSOS
Blandina Franco Escritora (SP),
Giulia Spina Artista Plástica (SP),
Jonas Ribeiro Escritor (SP),
José Carlos Lollo Ilustrador (SP),
Leo Cunha Escritor (MG) e
Preta Ferreira Escritora e Multiartista (SP)
Participações Especiais:
Carli Ayo Ilustradora (DF),
Yla Camyla Bastos Ilustradora e Grafiteira (DF)
Gabriel Guirá Ilustrador (DF)
Tatiana Elizabeth Intérprete Cultural (DF)